Categorias
Sem categoria

“Ilumine sua vida” com o sol! Painel Solar funciona!

Quando se trata de energia solar, todo mundo entende que ela é boa para o meio ambiente. No entanto, dependendo de vários fatores, ela pode ou não ser boa para o seu bolso. 

Este material o ajudará a se informar sobre todos os custos associados à energia solar. Use-o para ajudar a determinar se a energia solar é ou não a certa para você.

Como escolher se vou ou não utilizar um Painel Solar?

Você deve considerar investir em painéis solares se você não se importa com o investimento. 

Os painéis solares representam um investimento financeiro considerável e podem ser dispendiosos um pouco antes de começar a trazer qualquer retorno. Você precisa ter certeza de que sua situação financeira é estável antes de comprar.

Faça sua própria pesquisa e descubra se há algum desconto disponível para o sistema solar. Várias vezes o governo, ou algumas instituições ajudam você a conseguir valores melhores por conta da opção mais sustentável.

Um sistema de painel como rastreamento que acompanha o sol é uma ótima opção para quem puder pagar. Este tipo de sistema gera um aproveitamento da luz durante todo o dia. Embora possa ser mais caro, o aumento da geração de energia vai realmente economizar no final.

Os painéis solares reduzem a quantidade de energia usada para aquecer sua casa e água.

Embora o uso de painéis solares reduza seus custos de energia, eles são caros e pode demorar vários anos para recuperar o custo em custos de energia reduzidos. 

Então procure saber se vale a pena mesmo comprar algum sistema que seja só utilizado para o aquecimento de água. Assim você conseguirá realmente melhorar seus rendimentos no longo prazo.

O que você ganha com energia solar?

Primeiramente você poderá contar com um sistema que é 100% renovável e sustentável. A energia emitida pelo sol não se esgota ou se perde porque está sendo captada por algum tipo de instrumento.

O painel solar é realmente um instrumento que transforma o dia a dia das pessoas. Por isso é importante entender que tudo exige uma certa paciência até que os resultados comecem a aparecer de verdade.

Pense no dinheiro que você envia para as companhias de energia todos os meses. Gostaria de guardar esse dinheiro em alguma conta de investimento? Mudar para energia solar fará isso por você. Depois de pagar o investimento inicial, o dinheiro que você utilizava para pagar à companhia de energia ficará na sua carteira.

Uma vez que você comprar um sistema, uma das primeiras coisas que você vai notar é o quão silenciosas suas células solares são. 

Como eles extraem energia do sol, eles não fazem absolutamente nenhum barulho. Isso é algo que a maioria dos proprietários apreciam, já que todas as outras fontes de energia renovável fazem algum barulho quando operam. 

Isto é uma vantagem especialmente se você tem um trabalho estressante ou uma rotina que exige bastante concentração. A última coisa que você precisa é um sistema barulhento interrompendo seus poucos momentos de paz.

Cuidado na escolha

Não seja mesquinho na instalação! 

Escolher um painel solar pode ser um investimento alto, mas com certeza tem retornos maiores.

O problema é que muitas pessoas decidem simplesmente adotar produtos e fornecedores que não entregam tanta qualidade no seu trabalho.

Isto pode muitas vezes não ser notado da noite para o dia. O problema é que este é um sistema feito para durar algo em torno de no mínimo duas décadas.

Uma instalação mal feita, seja por um profissional inexperiente, ou mesmo por conta de uma agenda apertada, terá problemas no longo prazo. Às vezes uma tempestade com ventos fortes pode significar o fim do seu novo sistema.

Dicas para a manutenção e limpeza

Use sempre produtos de limpeza não abrasivos em seus painéis solares. Um limpador abrasivo pode arranhar a superfície do painel e causar danos permanentes, afetando o funcionamento adequado. 

Existem soluções comerciais de limpeza para usar ou você pode usar, mas o ideal é passar um pano ou esponja só com água.

Não subestime o efeito que a sombra pode ter nos resultados de um painel solar. Se você tem um problema com excesso de folhas e galhos caindo em cima dos captadores, com o tempo a sua economia e geração de energia torna-se muito menor.

Por isso, o ideal é que você esteja sempre removendo este tipo de sujeira de cima do painel para evitar problemas.

gerador-energia-solar

Cuidados essenciais

Mude os ângulos dos painéis solares durante as estações, ou seja, ao menos quatro vezes por ano. A quantidade e o ângulo da luz solar que chega à sua casa muda a cada estação. Quando você tomar o cuidado de ajustar seus painéis de acordo, você vai garantir que você está recebendo o máximo de energia que puder.

Entretanto, é importante dizer que nem todos os painéis possuem esta funcionalidade. Então tome o maior cuidado possível para não forçar nenhuma estrutura que não tenha esta possibilidade.

Agora que você já sabe muito sobre o assunto, que tal começar a procurar uma maneira de lucrar com ele? Um excelente ponto de partida é fazer um curso de eletricista SP capital.

No mais é isso, espero ter ajudado. Até a próxima!